A Carteira de Habilitação Nacional (CNH) é um documento indispensável para os motoristas, pois é por meio deste documento que é possível identificar se uma pessoa está apta ou não para dirigir um automóvel.
Além disso, quando o condutor é parado em uma blitz, por exemplo, caso esteja com a CNH vencida ou sem sua CNH, pode correr o risco de ganhar multas e até mesmo ter seu veículo apreendido.
Apesar de uma carteira de habilitação atualmente ser considerada algo muito caro, muitas profissões ainda exigem que seus colaboradores tirem sua CNH. E para você tirar uma “CNH Gratuira” é por meio do programa CNH Social, oferecido pelo Sest/Senat; outra pelas iniciativas dos departamentos de trânsito dos estados.
Por isso, veja agora mesmo como tirar uma CNH gratuitamente por meio do “projeto CNH Social” e conseguir ter uma carteira de habilitação gratuita.
O que significa projeto CNH Social?
O projeto Primeira Habilitação para o Transporte – CNH Social foi criado a fim de conceder a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), categoria B, para jovens de baixa renda, de modo a ampliar a empregabilidade e qualificá-los em curso específico para ingresso no mercado de trabalho e para atuar no setor de transporte.
Quais pessoas pode fazer parte do CNH Social?
O “Detran – Departamento Estadual de Trânsito” todos os anos abre vagas para que os cidadãos que fazem parte de famílias de baixa renda possam ter a oportunidade e o direito de tirar uma habilitação (CNH) sem nenhum custo através da CNH Social. Mas para isso necessita fazer parte de algum programa social.
Mas, vale lembrar que para pegar a CNH Gratuita precisa ser residente no estado há pelo menos dois anos; ter renda familiar mensal de até três salários; estar desempregada a mais de um ano; ou inscrita em programas sociais governamentais, a exemplo do programa Bolsa Família, do Governo Federal, Ex-presidiários e Agricultores!
Como se cadastrar para ter direito a uma CNH gratuita?
O primeiro passo para realizar a inscrição pelo DETRAN é acessar o site do órgão no seu estado. Depois, procure pela aba “inscrições CNH Social”. Nesse momento, será necessário preencher um formulário com seus dados pessoais. Quando completar, clique em enviar.
Além disso, quando o edital estiver disponível no site, é possível acessar o portal do Departamento do Detran da sua região. Baixe o edital e certifique-se de que se enquadra em todos os requisitos do programa!