Publicidade

Os 20 insetos mais venenosos do mundo

Posted by

Você tem medo de insetos? Existem milhões de espécies de insetos no mundo e todas elas desempenham um papel vital no equilíbrio entre a vida e a natureza. Muitos são inofensivos, mas outros são extremamente perigosos e podem resultar em uma morte lenta e dolorosa para suas vítimas.

Neste artigo descobrirá uma lista com os 20 insetos mais venenosos do mundo. Apresentando suas características, quão letais são e as consequências para quem entra em contato com seu veneno. Lembrando que não estão em ordem de mais ou menos perigoso, já que cada um tem seu nível de perigo de acordo com suas características. Gostaria de saber mais? Continue lendo!

Publicidade

1. Mosca tsé-tsé (Glossina morsitans morsitans)

A mosca tsé-tsé é um inseto nativo do continente africano. Mede entre 6 e 16 mm de comprimento e seu corpo apresenta tons de cinza e marrom. Essa espécie é responsável pela doença do sono, uma infecção parasitária que afeta humanos e animais.

Causa inflamação do cérebro e afeta o sistema nervoso da vítima, que vai acabar com febre, sangramento e pode até entrar em coma. A doença é transmitida pela picada da mosca. Para evitar o contágio, é aconselhável desinfetar as áreas onde há abundância desta espécie para evitar sua reprodução.

2. Vespa japonesa (Vespa mandarinia)

A vespa gigante asiática é um inseto que mede quase 8 cm de comprimento, sendo a maior vespa do mundo. Seu corpo apresenta tons alaranjados com antenas marrons e manchas amareladas.

A picada desse inseto é muito intensa e perigosa, causa a destruição do tecido e até a morte, por isso é considerado um dos insetos mais venenosos e mortais que existem. Ele pode ser encontrado na China, Taiwan, Nepal, Índia e Sri Lanka. No entanto, é mais prevalente no Japão.

3. Abelha africana (Apis mellifera scutellata)

A picada da abelha africana tem consequências diferentes dependendo da pessoa. Em alguns casos, é fatal, enquanto em outros pode causar apenas alergias. Porém, ambas as situações causam fortes dores devido à sua intensidade.

A espécie é nativa da África, mede 20 mm e é encontrada em áreas tropicais, pois tem dificuldade de sobreviver em áreas chuvosas. Um animal que não deve ser provocado de jeito nenhum, visto que há relatos destas abelhas matarem até mesmo vacas.

4. Pulga de rato oriental (Xenopsylla cheopis)

Nesta lista dos insetos mais venenosos, também está incluída a pulga do rato oriental. É um inseto que mede 3 mm de comprimento, com um corpo que permite ao inseto saltar grandes distâncias para poder se mover.

Essa espécie atua como um agente transmissor da peste bubônica, doença que ceifou a vida de mais de 10 milhões de pessoas, principalmente na Idade Média e na primeira metade do século XX. Por esse motivo, também é conhecida como pulga da peste.