Publicidade

Sistema do INSS: saiba como consultar o valor do 13º

Posted by

O sistema do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passou por instabilidades recentemente, mas não se preocupe! O site voltou ao ar e já é possível consultar o 13º salário online.

Por isso, criamos este conteúdo para explicar o que houve com o portal e como acessá-lo. Leia mais para saber também qual foi a causa do problema e quais outros serviços voltaram a funcionar!

Publicidade

Afinal, o sistema do INSS voltou a funcionar?

Sim, o portal Meu INSS ficou fora do ar na manhã na semana passada, mas voltou a funcionar no início da tarde do mesmo dia.

Dessa forma, o Dataprev, instituição responsável pelo sistema, emitiu nota explicando que a causa da instabilidade foi um erro durante a manutenção de um aparelho de armazenamento nas dependências de um Datacenter situado no Rio de Janeiro, no domingo (21).

Quem acessou o site do INSS na ocasião foi surpreendido pelo erro 500 (Internal Server Error). Já os usuários do aplicativo recebiam a mensagem “Ocorreu um erro ao buscar seus dados”. 

Ademais, o erro impediu o público de consultar o 13º salário, além do informe de rendimentos para o Imposto de Renda 2023.

Sistema do INSS: saiba como consultar o valor do 13º (foto: Reprodução/Meu INSS)
Sistema do INSS: saiba como consultar o valor do 13º (foto: Reprodução/Meu INSS)

Leia também: Como a falta de insulina prejudica diabéticos?

Quais outros serviços estavam fora do ar e voltaram a ficar disponíveis?

O erro fez os serviços prestados ao Ministério do Trabalho e Emprego ficarem fora do ar. Além do Meu INSS, foram impactados o PMF (Portal dos Peritos Médicos Federais), o sistema de agendamento do INSS e consultas de informações do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e de benefício do INSS.

Como consultar o 13º salário no sistema do INSS?

Basta ter uma conta no gov.br e acessar o site do INSS ou baixar o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). Você também pode ligar para o telefone 135 e consultar a central de atendimento ou recorrer a uma agência física do INSS. Aliás, essas duas últimas alternativas são ainda mais úteis quando o sistema do INSS estiver fora do ar.

Gostou deste conteúdo sobre o Sistema do INSS? Quer ter acesso às últimas notícias? Então continue acompanhando a Folha da Região!