Sabia que é possível solicitar o seguro desemprego sem sair de casa, usando o app seguro-desemprego?
Essa iniciativa tem ganhado cada vez mais força uma vez que acelera os processos, reduz custos e burocracia e dá mais praticidade às transações, sem precisar sair de casa.
Se você precisa dar entrada no Auxílio Desemprego e ainda não sabe como solicitar pelo app, leia o artigo até o final para descobrir.
Como solicitar o auxílio desemprego pelo app
O primeiro passo é fazer download do app Carteira de Trabalho Digital, que está disponível para celulares com tecnologia IOS e Android.
O que é o auxílio desemprego
O seguro-desemprego é destinado aos trabalhadores que estão dentro dos critérios elencados pelo Governo Federal e que estejam enfrentando um momento de desemprego. Assim, o trabalhador consegue se manter temporariamente até se recolocar no mercado de trabalho.
O benefício pode ser solicitado por trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, sendo um dos critérios para o pagamento do benefício.
Além desta situação, pescadores também podem receber o auxílio durante o período em que estava proibido realizar pescas.
Outra possibilidade ocorre para trabalhadores resgatados de regime analogo à escravidão ou ainda profissionais que tiveram seu contrato de trabalho suspenso por questão de qualificação profissional.
Por isso, o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital também possibilita fazer a exportação da CTPS em um único documento PDF, além de acessar contratos de trabalho e fazer o acompanhamento do auxílio emergencial.
Passo a passo para solicitar o auxílio desemprego sem sair de casa
1º passo:
Primeiramente acesse a loja de aplicativos do seu aparelho e faça o download do aplicativo da Carteira de Trabalho digital. Depois, abra o dispositivo para que seja direcionado para o site do governo, onde deverá informar o CPF.
2º passo:
Em seguida, basta digitar a senha e clicar em entrar na sequência. Assim, você voltará ao aplicativo. Feito isso, é hora de assinalar em “Beneficios”, logo no menu inferior do app.
3º passo:
Toque em “Solicitar” no link “Seguro-desemprego” e depois clique em “Seguro Desemprego” novamente.
4º passo:
Agora, basta informar os dados do requerimento, que é uma numeração composta por dez algarismos,constante no Requerimento do Seguro Desemprego, emitido pela própria empresa que você trabalhou.
Normalmente, esse documento é enviado junto com toda a documentação no ato da rescisão.
Esse é um documento extremamente importante no ato da solicitação do seguro-desemprego, pois esse é o número do requerimento, sem o qual você enfrentará dificuldade de realizar a solicitação.
5º passo:
Em “Vinculos”, leia atentamente as informações que a empresa onde você trabalhou disponibilizou, e depois clique em “Avançar”.
Assim, será gerado o “Termo de Aceite”.
Nessa hora é muito importante ler atentamente os dados colocados para que você possa estar ciente de todas as condições e evite divergências.
Depois, é só clicar em “Concordo com as regras para solicitação/recebimento do benefício”. Assim, a solicitação será finalizada.
6º passo:
Ao concluir a solicitação, é possível acompanhar o status clicando em “Benefícios”- “Consultar”- Seguro-desemprego”. Assim, você fica por dentro dos prazos, pode consultar as parcelas, os valores liberados, datas de recebimento, as notificações, dados bancários, entre outras informações relevantes para quem está solicitando o seguro-desemprego.
Agora que você já sabe como solicitar o auxílio desemprego sem sair de casa, é só baixar o app e começar agora mesmo a aproveitar toda essa facilidade.