Publicidade

Os 20 insetos mais venenosos do mundo

Posted by

9. Aranha violino (Loxosceles rufescens)

A aranha eremita marrom do Mediterrâneo, também conhecida como aranha-violino, é um aracnídeo caracterizado por uma mancha em forma de violino na parte superior do abdômen.

Publicidade

É comum encontrá-la em locais quentes, embora também seja comum encontrá-la em casas perto de móveis, em esquinas. Esta aranha não tem um comportamento agressivo, só ataca se for provocada. No entanto, sua mordida é capaz de causar necrose na parte afetada.

10. Brachinus crepitans

O Brachinus crepitans é uma espécie de inseto que pode atingir 9 mm de comprimento. Alimenta-se de pequenos invertebrados e minhocas. Além disso, é um animal sociável que vive em grupos.

Este besouro possui um mecanismo de defesa particular: é capaz de gerar pequenas explosões combinadas com substâncias que gera dentro de seu corpo. Esta explosão atinge até 100 graus Celsius e acaba sendo mortal para seus inimigos, ou pode causar queimaduras graves em humanos.

11. Escorpião amarelo (Leiurus quinquestriatus)

O escorpião amarelo é considerado por muitos a espécie mais perigosa de escorpião do mundo. É nativo da África e do Oriente Médio. Tem 11 cm de comprimento e sua cor é amarela. É comum nos ambientes desérticos de um cinturão entre o Norte da África e o Oriente Médio.

O veneno desse animal é extremamente doloroso, pode causar reações alérgicas e morte, principalmente em crianças e idosos, mas também existe o risco de reações anafiláticas graves. Em casos fatais, a causa final da morte é o edema pulmonar.

12. Aranha-toca (Atrax robustus)

A aranha-toca é uma espécie que atinge 7 cm de comprimento nas fêmeas e cerca de 5 cm nos machos. Seu corpo se caracteriza por ser totalmente negro, embora existam exemplares em tons de cinza e até marrom. Além disso, tem pernas longas e abdômen plano.

Os primeiros efeitos do veneno geralmente causam contrações musculares faciais involuntárias repentinas, náuseas, vômitos, formigamento, aumento da salivação, dificuldade para respirar e suor. Em situações extremas, causa edema pulmonar e depois coma. A morte pode ocorrer três dias após a picada. Isso a torna um dos insetos venenosos mais perigosos do mundo.