Publicidade

Os 20 insetos mais venenosos do mundo

Posted by

5. Vinchuca ou barbeiro (Triatoma infestans)

Este inseto vive em áreas quentes da América do Sul, como Peru, Bolívia, Argentina, Venezuela e Brasil. Na idade adulta, seu comprimento chega a 3 cm. Seu corpo achatado tem tons castanhos, seus olhos se projetam da cabeça, tem seis pernas e duas antenas.

Publicidade

Esse inseto é responsável pela doença de Chagas, que se origina quando pica sua vítima para sugar seu sangue. Posteriormente, o parasita que causa o inchaço dos intestinos é depositado. Não é um inseto venenoso como tal, mas é um dos mais perigosos do mundo por transmitir uma doença tão perigosa.

6. Mosca espanhola (Lytta vesicatoria)

A mosca espanhola é um inseto que mede 22 mm de comprimento e 8 mm de largura. É verde brilhante e vive em galhos de árvores na Europa e na África. Ela vive em freixos, sabugueiro, bordo, choupo e outras árvores, incluindo aquelas em cultivo, cujas folhas roe.

Deste inseto é obtida uma substância chamada cantharidina, que é usada como Viagra natural, pois dilata os vasos sanguíneos e provoca inchaço. No entanto, uma overdose é absolutamente perigosa, pois resulta em uma morte lenta e terrível devido a complicações renais.

7. Carrapato de cervo (Ixodes scapularis)

O carrapato do cervo é uma espécie comum de ácaro nos Estados Unidos. Possui corpo avermelhado com manchas mais escuras no dorso, além disso, o macho é ligeiramente menor que as fêmeas, e suas tonalidades são mais uniformes.

Quando na fase de larva, esse carrapato se alimenta do sangue de pássaros e camundongos, porém, na idade adulta, procuram vítimas maiores, como veados, cães ou humanos. É responsável por doenças como a doença de Lyme, babesiose, erliquiose ou anaplasmose, que podem ser fatais para suas vítimas. Por isso, embora não seja um inseto venenoso, é um animal perigoso que pode levar à morte se picar.

8. Mosquito da febre amarela (Aedes aegypti)

Outro dos insetos mais venenosos é o famoso mosquito da febre amarela. Esta espécie está amplamente difundida em todo o mundo e foi considerada mortal por várias décadas, já que a febre amarela não tem tratamento específico.

Em situações normais, um mosquito pica sua vítima e deixa apenas uma pequena inflamação na área infectada que causa uma dor leve. Mas este também pode transmitir doenças muito perigosas, como malária ou dengue.