Publicidade

Gestos comuns no Brasil, mas ofensivos lá fora

Posted by

Alguns gestos comuns no Brasil, como o “paz e amor” com dois dedos levantados de uma mão, podem ser muito ofensivos em outros países. Além desse, muitos outros sinais que utilizamos no dia a dia têm outras interpretações se alguém os fizer em determinados locais.

Fazer o sinal de positivo com o polegar, por exemplo, é um dos gestos comuns no Brasil. Na verdade, um dos mais comuns! No entanto, em países do Oriente Médio, este pode ser muito ofensivo.

Publicidade

Quer saber quais outros gestos podem ofender os habitantes de outros países? Então, continue lendo este artigo!

Gestos comuns no Brasil que podem ser ofensivos no exterior

Positivo

O famoso ‘joinha’, tão comum na nossa comunicação não verbal, no Brasil é utilizado para tudo. Desde confirmar alguma resposta e principalmente nos aplicativos de mensagens. Quem nunca enviou um desses no WhatsApp?

Publicidade

No entanto, em países como o Irã e o Iraque, por exemplo, este sinal tem o mesmo peso de ofensa que um dedo do meio por aqui.

Paz e amor (ou V de vitória)

Principalmente em selfies, costumamos fazer o sinal de dois com os dedos da mão erguidos. Este pode significar tanto o famoso ‘paz e amor’ quanto o V de vitória. Portanto, representa coisas positivas. Mas, na Austrália e na Nova Zelândia, este sinal com a palma das mãos viradas para dentro quer dizer que você está chamando alguém para briga.

Gestos comuns no Brasil, mas ofensivos em outros países
Foto: Priscilla du Preez/Unsplash

Dedo mindinho para o alto

Em alguns países, tomar uma xícara de chá ou café com o dedinho para cima é sinal de requinte. Por outro lado, em outros, é um sinal muito mal-educado. Na China, por exemplo, quer dizer que a bebida é ruim.

Figa

A figa é um sinal de proteção e boa sorte no Brasil. Entretanto, em países como a Itália e a Turquia, este é um gesto obsceno.

Leia também: Veja como identificar aves com o celular

Quer conhecer outras curiosidades como estas? Então, continue lendo a Folha da Região!