Na última semana, a IA do Opera, que tem como base o ChatGPT, começou a ser testada. A novidade inclui uma barra lateral no navegador. Esta conta com recursos tradicionais da Inteligência Artificial.
A tecnologia recebeu o apelido de Aria e, por enquanto, está disponível somente na versão mais recente do Opera One, para Windows, além da versão beta do Opera Original, no Android.
Mas, que tal ficar por dentro dessa novidade e entender como vai funcionar? Continue o artigo, que te contamos tudo.
Como vai funcionar a IA do Opera?
Com a IA do Opera, os usuários poderão gerar textos utilizando a tecnologia do ChatGPT e, desse modo, poderão desenvolver conteúdos, fazer pesquisas e responder perguntas, por exemplo. Além disso, contarão com outros recursos típicos dessa tecnologia.
Outra grande vantagem do sistema da IA do Opera é que os usuários poderão executar as ações que descrevemos acima sem acessar especificamente o ChatGPT. Na verdade, será possível acessar diretamente no app do navegador.
Diferencial do sistema
O layout do navegador Opera conta com uma barra na lateral esquerda da tela. Assim, neste espaço o chatbot para geração de texto ficará disponível.
Um diferencial do sistema de chatbot que o Opera vai utilizar é que este será capaz de responder perguntas a respeito dos produtos da própria empresa. Isso porque o banco de documentos do suporte do navegador recebeu um treinamento completo em IA.
Por fim, como acessar a Inteligência Artificial do Opera?
Para utilizar os novos recursos deste navegador, o usuário deverá fazer a atualização do Opera. Isso porque, conforme mencionamos anteriormente, a tecnologia só está disponível para as versões mais recentes.
Então, depois disso, é necessário acessar as configurações em Easy Setup e selecionar a opção AI Prompts. Deste modo, a tecnologia começa a funcionar. Quando os botões coloridos aparecerem em sua tela, é possível utilizá-los da maneira como deseja.
Leia também: Aparelhos que captam tv e streaming de graça serão bloqueados? Entenda!
Quer saber mais notícias do mundo da tecnologia? Então, continue lendo o Folha da Região!