Bafômetro no celular. Com a inteligência artificial, agora é possível ter uma ferramenta que monitora seu consumo de álcool.
Quer saber como essa ferramenta funciona? Continue a leitura que daremos todas as informações.
Bafômetro por IA
Essa novidade tem um nome. Trata-se do aplicativo Flow Voice, lançado em maio deste ano pela Ambev, no Web Summit Rio, o maior evento de tecnologia do mundo.
Ainda em fase Beta, o aplicativo avalia mais de 120 aspectos da voz humana para detectar sinais de embriaguez e alertar para os riscos de dirigir após o consumo de álcool.
De acordo com a companhia, para se chegar a esses resultados, foram utilizados parâmetros de mais de 8 mil vozes, por meio da inteligência artificial.
O usuário só precisa acessar o aplicativo por meio de uma página na web e seguir os comandos, ou seja, gravar algumas frases exibidas na tela em voz alta.
Em seguida, o aplicativo informa o resultado, além de fornecer dicas de moderação, se for o caso.
Testes
Os criadores acreditam que as experiências dos usuários nessa fase de teste serão importantes para o aperfeiçoamento da ferramenta.
Os planos são audaciosos. A intenção é integrar o app a smartwatches e pulseiras, fornecendo informações sobre os níveis de álcool no organismo do usuário em tempo real, e até mesmo inserir a tecnologia nos veículos. Nesse sentido, não seria possível, por exemplo, dar partida em caso de detecção de embriaguez.
A intenção da companhia, que é a maior fabricante de cervejas do mundo, é aumentar a segurança das vias e locais públicos, conscientizando motoristas para que não dirijam após beber.
Legislação – Como que funciona?
No Brasil, não é crime beber. Mas é crime beber e dirigir.
O crime de embriaguez ao volante está previsto no artigo 306 do Código de Trânsito (lei nº 11.705/2008, a famosa Lei Seca), que prevê, sobretudo, pena de detenção de seis meses a três anos, e multa.
Se você for flagrado dirigindo acima dos limites previstos na lei, atualmente, paga multa no valor de R$2.934,70. A infração é considerada gravíssima e o você perde o direito de dirigir por 12 meses.
A multa dobra nos casos de reincidência. Ainda é cabível medida administrativa, ou seja, a retenção do veículo.
Em outras palavras, vale o ditado: “se for dirigir, não beba”. Preserve sua vida e das pessoas a sua volta.
Leia também Como editar foto usando Inteligência Artificial
Gostou da nossa dica de aplicativo? No Folha da Região tem muito mais. Continue por aqui