Se você acompanha tudo que acontece no universo das corridas, saiba que o diretor técnico da McLaren deixa equipe. O que será que aconteceu para contribuir com a decisão do profissional?
Confira agora tudo sobre a notícia que tem movimentado a Fórmula 1. Veja detalhes.
Diretor técnico da McLaren deixa equipe – Saiba tudo sobre isso
Em primeiro lugar, é bom destacar que McLaren Automotive é uma montadora britânica. Dessa forma, ela foi criada em 1969 por Bruce McLaren como um fabricante de carros de rua com tecnologia da Fórmula 1.
Acontece que a montadora voltou a evidência não por conta dos seus carros e sim pela saída do seu técnico. Veja!
Quem é o técnico?
James Key, que era o então diretor técnico da McLaren, está de saída da equipe. Dessa forma, o anúncio foi feito na última quinta-feira (23) e faz parte do plano de reestruturação técnica do time de Zak Brown.
Isso porque ele vem de uma temporada difícil em 2022 e um começo de campeonato também complicado em 2023.
Assim, no lugar de Key, outros três novos diretores deverão compartilhar o cargo:
- Peter Prodromou, que possui 32 anos de experiência na Fórmula 1, assume a parte de aerodinâmica;
- David Sanchez, que ficou por uma década na Ferrari, volta para a Mclaren em 2024 na parte de conceito e performance; e
- Neil Houldey assume a parte de engenharia e design.
Motivo da sua saída
O motivo da mudança se deu em razão de uma série de alterações no departamento técnico da equipe, com Peter Prodromou assumindo o cargo de diretor técnico de aerodinâmica.
Assim, David Sanchez, que esteve na Ferrari por mais de dez anos, deve voltar à sua antiga equipe (McLaren) como diretor técnico de conceito e desempenho do carro.
No entanto, só vai assumir o cargo em janeiro de 2024.
Por outro lado, o chefe da equipe, Andrea Stella, acredita que essas mudanças ajudarão o time britânico a melhorar, o que foi um péssimo início de temporada de 2023 até agora.
Apesar da despedida, o tom é de agradecimento ao trabalho do técnico.
“Gostaria de agradecer a James por seu trabalho duro e comprometimento durante seu tempo na McLaren e desejar-lhe felicidades no futuro”, disse Andrea Stella, chefe do time. “Olhando para frente, estou determinado e totalmente focado em levar a McLaren de volta à frente do pelotão. Desde que assumi a função de chefe de equipe, recebi o mandato de adotar uma abordagem estratégica para garantir que a equipe tenha uma base de longo prazo, para que possamos construí-la ao longo dos anos.”
Como foi a sua carreira no comando da equipe
Vale destacar que o técnico Key se juntou à McLaren em 2019 vindo da Toro Rosso, atual AlphaTauri, e supervisionou a construção de um novo túnel de vento, que deve entrar em operação em junho.
Além disso, durante seu tempo em Woking, a McLaren ainda conseguiu nove pódios, incluindo uma dobradinha em Monza em 2021, quando Daniel Ricciardo venceu à frente de Lando Norris.
Veja também: Gabi Martins desabafa e fala de momento difícil após término com Lincoln Lau
Dessa forma, agora que você sabe tudo sobre esse assunto, é só continuar acompanhando para descobrir o que deve acontecer com a equipe.
Continue navegando com a gente!