Continua após a publicidade...

Aplicativo para acompanhar os times africanos

Posted by
Continua após a publicidade...

O futebol jogado pelos times africanos sempre exportou bons jogadores para os principais cenários do mundo, sobretudo a partir dos anos 2000.

Os grandes clubes da Europa, aos poucos, viram a possibilidade de investir em atletas promissores que surgiam em Camarões, Costa do Marfim, Nigéria, África do Sul, entre outros países.

Podemos citar aqui, sem pensar muito, em alguns deles: Mohamed Salah, ídolo do Liverpool; Samuel Eto’o, craque do Barcelona e da Inter de Milão; Didier Drogba, lenda do Chelsea e Yaya Touré, ídolo do Manchester City.

Continua após a publicidade...
Continua após a publicidade...

Voltando algumas décadas, lembremos também de George Weah, Roger Milla e Abedi Pelé.

Apesar disso, os campeonatos nacionais ainda são pouco explorados e assistidos no Brasil. A única competição africana que realmente recebe a atenção merecida é a Liga das Nações Africanas, disputada pelas seleções do continente e vencida em 2024 pela Costa do Marfim sobre a Nigéria.

A Band fez a transmissão da competição para todo o país.

Como acompanhar os times africanos

O futebol sul-africano, por exemplo, já era conhecido em todo o mundo, mas ganhou força a partir de 2010, com a realização da Copa do Mundo no país africano.

Leia também: Atlético Nacional: Aplicativo para assistir aos jogos grátis

Vale lembrar que a África do Sul é considerado o país mais desenvolvido da África, um dos poucos países que foram colonizados e conseguiram concentrar parte de sua riqueza para se tornar um país mais rico do que a maioria que, no passado, foi explorada, sobretudo pelos europeus.

Jogadores do Mamelodi Sundowns FC comemoram gol
Acompanhe de perto os times africanos da melhor maneira! (Foto: @Masandawana/X)

Inclusive, o futebol sul-africano e a política se misturam, principalmente quando falamos do Apartheid. O regime de segregação racial que existiu na África do Sul por quase cinco décadas deixou o país fora de competições internacionais durante mais de 30 anos entre 1961 e 1992.

Em 1993, o Kaizer Chiefs foi o primeiro clube sul-africano a jogar na Liga dos Campeões da CAF, a Confederação Africana de Futebol. O Chiefs, inclusive, é um dos clubes mais conhecidos do continente.

O time de Johannesburgo faz uma temporada abaixo do tamanho do clube e é apenas o décimo na tabela de classificação do campeonato sul-africano. A equipe soma 36 pontos, com nove vitórias, nove empates e 12 derrotas.

O líder do campeonato e provável campeão desta temporada é o Sundowns, que tem 73 pontos, 23 a mais que o segundo colocado, o Orlando Pirates.

YouTube e apps oficiais dos times africanos

Embora o Brasil não tenha transmissão em português para os campeonatos africanos, é possível acompanhar os gols das equipes sempre nos canais oficiais do clube no YouTube.

Nos canais, dependo do clube, você pode conferir os gols das partidas e até bastidores dos jogos e detalhes da rotina dos jogadores.

Você pode acompanhar esse conteúdo também pode ser consumido nos apps oficiais dos clubes. Os apps do Kaizer Chiefs e do Mamelodi Sundown, por exemplo, que emitem alertas ao vivo no momento das partidas, mostram escalações para os jogos e muito mais.

Disney+

Mesmo sem transmitir as competições africanas, o Disney+, que engloba os canais ESPN, conta com transmissão dos melhores campeonatos internacionais.

Entre eles a Premier League, Ligue 1 e os campeonatos espanhol, italiano e português. Nessas ligas há, sobretudo, muitos talentos africanos que buscam o seu lugar ao sol no futebol europeu.

Paramount+

A Paramount também conta com seu streaming atualizado e tem os direitos da Copa Libertadores. Nela, você pode conferir os melhores jogos e o trabalho de equipes experientes de narradores e comentaristas.

Entre eles estão Nivaldo Prieto e Paulo Vinícius Coelho, trabalhando na principal competição do futebol sul-americano.

Baixe agora e comece a usar

Leia também: App para assistir ao Panathinaikos ao vivo grátis

Gostou deste conteúdo? Então, continue lendo a Folha da Região para ficar por dentro de tudo!