Caso esteja querendo comprar um automóvel com menor valor, saiba que existem os tão comentados como as motos de leilão, existem leilões que são produzidos por bancos e financeiras, mas também existem órgãos governamentais que organizam esses eventos, e são uma opção de conseguir um veículo por preço mais acessível.
Porém antes de entrar no leilão para fazer algum lance, você precisa estar atento em alguns detalhes, de acordo com isso, fizemos uma relação de dicas para te ajudar a conseguir uma moto de leilão e não sair prejudicado.
1. Pesquise e conheça os principais e melhores leilões
Para ter um bom desempenho no leilão e conseguir a tão sonhada moto de leilão, é necessário que você entenda como funciona esse tipo de evento, ao escolher uma empresa, visite o site ou vai até local para tirar dúvidas com pessoal que está organizando.
A grande maioria dos leilões acontecem em lotes, e a empresa que está organizando, faz anuncio na TV, jornais, rádios e internet.
Outra dica importante é ficar atento aos anúncios de vitrine virtuais, muitas empresas colocam motos que são apenas ilustrativas e não conferem com as motos de leilão, mas você pode ir no pátio para ver quais são as motos e identificar o estado da moto.
2. Escolha a moto correta
Motos importadas leiloados são difíceis de mensurar o quanto você vai gastar, por causa de você saber se o estado delas é bom, muitas vezes a manutenção delas saí mais caro que o valor da moto avaliada.
Recomendados que busque um modelo mais popular, que o custo de manutenção seja mais barato.
3. Guarde um dinheiro para investimento reserva
Diversas vezes as motos de leilão podem vir com multas e outros custos atrasados, deixada pelo antigo dono, portanto, mesmo que compre a moto, mas não tenha dinheiro o suficiente para pagar as multas e os atraso, você não pode andar com a moto.
Também será necessário ter capital para dar lances durando o leilão e para pagar a manutenção e outros adicionais, vale a pena lembrar que vence o leilão aquele que dar o maior lance na moto.
Existem também algumas taxas adicionais a serem pagas, como por exemplo 5% do lance ao leiloeiro, débitos de IPVA e DPVAT, além de transferência da moto para o comprador.
4. Limite um valor que está disposto a pagar
Estabeleça um valor que deseja pagar pela moto leiloada, devido a isso é importante que pesquise os modelos, ano de fabricação e tabelas de preços, dessa maneira saberá o valor da moto e não dará lances acima do valor real.
5. Esteja atento as multas e taxas
Fique atento as multas e as taxas após o dia que você tirar a moto do leilão, pois caso atrase o período imposto para retirada, será necessário pagar o aluguel aonde a moto está, portanto é necessário tirar o quanto antes para não precisar pagar eventos desnecessários.
Quando estiver com a moto na garagem, procure regularizar a moto o quanto antes para que você possa usar ela o mais rápido possível.