Continua após a publicidade...

Dias da Terra podem ficar mais curtos depois de mudança de rotação

Posted by
Continua após a publicidade...

Os pesquisadores Yi Yang e Xiaodong Song publicaram um estudo na revista Nature que indica uma mudança de rotação no núcleo da Terra. De acordo com o estudo, este deixou de girar mais rápido que o próprio planeta.

Sendo assim, os estudiosos da Universidade de Pequim descobriram a mudança de rotação por meio do acompanhamento constante de terremotos. Isso porque já estudam o núcleo da Terra há mais de 25 anos.

Continua após a publicidade...

Neste artigo, apresentaremos mais detalhes a respeito da descoberta dos sismólogos e quais são os pontos a respeito disso presentes na publicação da Revista Nature. Confira!

Continua após a publicidade...

Pesquisa sobre a mudança de rotação da Terra

Mudança de rotação do núcleo da Terra pode afetar duração dos dias
Foto: NASA/Unsplash

Os pesquisadores que descobriram que o núcleo da Terra parou de girar mais rápido que a rotação da Terra se disseram surpresos com o resultado da pesquisa. Isso porque, desde 1995, os sismólogos estudam a camada inferior do planeta e nunca viram comportamento parecido.

Leia também: Confira quanto ganha cada jogador do Real Madrid

Assim, a revista científica Nature publicou o estudo na íntegra. Confira, a seguir, alguns dos principais pontos da pesquisa dos autores:

  • A mudança na velocidade da rotação do núcleo da Terra pode afetar o funcionamento do planeta;
  • Até então, o núcleo da Terra girava mais rápido do que o próprio planeta. No entanto, em algum momento no início do século XXI (de acordo com o estudo, provavelmente foi em 2009), esta camada passou a acompanhar o movimento do planeta;
  • A mudança na rotação do núcleo do planeta tem influência nos campos gravitacionais e magnéticos da Terra. Deste modo, suas consequências podem ser geofísicas, entre elas, a alteração no período de um dia completo em frações de segundos;
  • A rotação da Terra em torno do seu próprio eixo é o que caracteriza a duração de um dia completo (que é de 32 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimos de segundo). Portanto, se a mudança se confirmar, esta terá impacto no movimento de rotação do planeta e, assim, na duração de um dia – este ficará mais curto;
  • Além disso, os cientistas não descartam alterações no nível do mar, tampouco na temperatura da Terra.

Quer saber mais curiosidades como esta? Portanto, continue lendo as notícias do Folha da Região!